Cozinha 100 Maneiras

Croissant de brioche

2
Na vida nada acontece por acaso, cada vez mais tenho a certeza disso. Até há bem pouco tempo tinha um trabalho que adorava no entanto os horários a cumprir eram muito exigentes, pois  era por turnos, não havia noites, sábados ou domingos certos.
Vivia basicamente sozinha.
O meu marido tinha um emprego estável, mas que o "obrigava" a fazer todas as semanas viagens entre Portugal e Alemanha.
 Como trabalhava por turnos, era frequente apenas nos cruzarmos de manhã, eu a chegar e ele a ir para o trabalho. Ao fim de semana, era a mesma história, ou não dormia, ou trabalhava até tarde, enfim, entre trabalho e outros afazeres não restava muito tempo para vivermos.
 Andávamos de rastos, não havia tempo nem disposição para nada, até que o vai vem das viagens acabou para passar a ser definitivo. Pesaram-se os prós e os contras e foi então que decidimos rumar ao "desconhecido"(para mim). E cá estou eu, com uma vida totalmente diferente, em tudo, com mais tempo livre para fazer e melhorar as coisas que gosto e para aprender coisas novas. 



 Se existem coisas de que realmente sinto falta desde que iniciei esta nova etapa da vida é do nosso  pão e da pastelaria portuguesa.
Num desses dias estava à procura da receita de uns croissants, e vi esta receita aqui e lá fui eu experimentar. Fiquei muito contente com o resultado, pois ficaram super fofinhos e deliciosos.
Hoje em dia até é engraçado, há muitas coisas que em vez de comprar faço e se tenho dúvidas procuro esclarecer, se correr mal à primeira certamente que à segunda correrá melhor.:)
Ora então a receita dos deliciosos croissants de brioche: 


Ingredientes
- 2 ovos ligeiramente batidos
- 175 ml de leite
-25 g de manteiga 
- 500 g de farinha (t 65)
- 1 embalagem de fermento biológico seco
- 40 g de açúcar 
- 1/2 colher de chá de sal
   ovo para pincelar
-sementes de sésamo (opcional)





Preparação
1- Colocar os ingredientes na cuba da máquina, primeiro os líquidos e depois os sólidos.
2- Programar "massas lêvedas", na minha (tefal xl) e´o programa 13 e leva cerca de 1h e 30 minutos, mas há outras que levam cerca de 2 horas.
3- Findo o programa retirar a massa, e deitar sobre uma superfície de trabalho enfarinhada.
4- Amassar um pouco para lhe retirar o ar.
5- Dividir a massa em duas partes.
6- Fazer um rectângulo com a ajuda do rolo da massa.
7- Com uma faca bem afiada, eu utilizei um corta pizzas resulta na perfeição, cortam-se triângulos e dá-se um pequemo corte na parte mais larga e molha-se a parte da ponta com um pouco de leite.
8- Enrola-se do mais largo para o mais fino,a ponta.
9- Pega-se no croissant e dá-se a forma de meia lua, coloca-se a parte da pontinha (o bico) para baixo.
10- Colocam-se num tabuleiro, sobre um tapete de silicone ou papel vegetal e vai fazer uma segunda levedação, de 30 minutos em forno aquecido a 50 g*.
11- Terminado o tempo, enquanto se pincelam os croissants com o ovo batido e algumas sementes de sésamo(opcional), aumenta-se a temperatura para os 140* e levam-se os croissants a cozer durante 25 minutos.
Bom apetite..


2 comentários: Leave Your Comments

  1. Ás vezes é mesmo preciso mudar o rumo para que as coisas melhorem , acho que fizeste bem.
    Adoro croissants e estes ficaram bem lindos, são perfeitos para o pequeno almoço..
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá São, bom dia!
      Esta tem sido uma mudança muito difícil na minha vida!! Mas também nunca nada foi fácil! Mas tenho de dar a volta por cima, não me posso deixar cair!!
      Estes croissants são realmente fantàsticos! Faço muitas vezes aqui por casa para o pequeno almoço, são uma delícia....mais uma delícia que vi no teu blog, que tanto me tem ajudado nesta nova fase da vida.
      Muito obrigada pela visita, e pelas coisas maravilhosas que vais fazendo e dividindo com quem te visita!
      O meu bem haja!:)
      Beijinhos

      Eliminar

Imprimir