Cozinha 100 Maneiras

Tarte de Nectarina

Sabor a Verão e uma explosão de sabor...a nectarina.

Ainda é Verão e deveria cheirar a calor, a férias, a praia, a sol, muito sol, eu gosto de sol, mas por aqui (na Alemanha) já se foi há algum tempo.
Começa-se a fazer sentir  o Outono e a sua melancolia. As folhas outrora verdes, agora já sem vida bailam ao sabor do vento frio que vem de norte. A chuva também nos vai fazendo companhia, enchendo de lama os maravilhosos jardins e afugentando os coelhitos que neles se passeiam e se alimentam... é assim este verão, por cá...
Foi numa dessas tardes, com cheiro a Outono, que resolvi finalmente dar inicio a um desejo antigo, não sei porquê mas sempre adiado, a criação de um blog, onde possa finalmente ter um espaço para guardar e organizar não só  as minhas receitas como também tudo o que vou elaborando e que teima em cair no esquecimento.
De imediato "arregacei as mangas" e mãos à obra, toca a ligar o forno e fazer uma tarte que fazia muitas vezes lá em casa dos meus pais quando regressava da escola. Lembro-me da euforia do meu mano mais novo, da sua tamanha alegria, tinha de fazer a dobrar pois ele devorava tudo num ápice. Como morava na aldeia, aproveitava o que tínhamos em abundância, pêras, maçãs, nectarinas, e o que mais houvesse... e dava sempre bom resultado.
A tarte que o meu mano adorava era a de maçã com um toque de canela. Fazia tudo da mesma forma, só que com frutas diferentes, o resultado é garantido, não só na versão doce como também na versão salgada. É engraçado como com dez, onze anos já gostava tanto de cozinhar e experimentar coisas que para mim eram total novidade, a cozinha sempre me fascinou.
Esta é uma tarte que podemos comer fresca, num piquenique ou até para levar para a praia, mas também acabadinha de sair do forno, com uma chávena de chá bem quentinha, mesmo como eu gosto!

Ingredientes
3 nectarinas médias firmes
150 g de farinha 
120 g de açúcar 
1/2 colher de café de fermento em pó
150 ml de leite
50 g de margarina 
3 ovos

Preparação
1. Laminar as nectarinas em fatias finas.
2. Bater os ovos inteiros com o leite e reservar.
3. Misturar o açúcar com a farinha e o fermento, adicionar o preparado anterior e incorporar a margarina amolecida.
4. Untar e polvilhar com farinha uma forma de tarte, deitar sobre esta o preparado anterior.
5. Por cima da massa dispor a  nectarina laminada em forma de espiral, levar ao forno pré aquecido cerca de 30 a 35 minutos a 180º. Polvilhar com açúcar em pó (opcional).



Imprimir