Cozinha 100 Maneiras

Compota de tomate com canela, cardamomo e anis estrelado

6
Esta compota é muito apreciada por toda a família, e traz-me boas memorias de infância. Das brincadeiras com os primos e vizinhos, na quinta dos meus pais. De chegar a casa e sentir o aroma da canela a perfumar a casa toda. De observar muito admirada a minha mãe a pôr o doce acabado de ferver dentro de frascos de vidro e de os virar para baixo, na minha cabeça nada daquilo fazia sentido, pois só estava à espera que aquilo rebentasse a qualquer instante, até que ela me explicou o porquê. Era tão pequena nessa altura...é engraçado como o sabor e aroma da comida nos faz recuar no tempo.
Lembro-me de chegarmos a casa e a minha mãe nos deixar "rapar o tacho", com pão!! Que saudades!
Quando acabei de arrumar a compota nos frascos, fiz exactamente a mesma coisa, peguei na espátula e fui "rapar" a Bimby e que bem que me soube, ainda morno com queijo creme!:))

Ingredientes
- 600 g de tomate
- 350 g de açúcar amarelo
- 1 pau de canela
- 1 estrela de anis
- 1 colher de café de cardamomo em pó
- 1 pitada de sal

Preparação Tradicional
1-Retira-se a pele e as sementes ao tomate.
2- Deixa-se escorrer o tomate, partido em pequenos cubos sobre um papel absorvente de cozinha ou sobre uma rede, para que elimine o máximo de água, durante cerca de uma hora.
3- Num tacho coloca-se o tomate o tomate durante mais ou menos 15 a 20 minutos.( Para quem gostar de um doce de tomate uniforme, sem pedaços, deve-se triturar agora com a varinha mágica,eu prefiro encontrar pequenos pedaços.)
4- Passado este tempo adiciona-se o pau de canela, o açúcar amarelo, o cardamomo em pó e a estrela de anis,mexer de vez em quando, até se obter o ponto de estrada.
5- Assim que esteja no ponto, guarda-se em frascos esterilizados e  voltados com a tampa para baixo, para ajudar a criar vácuo.

Preparação bimby
1- Retira-se a pele e as sementes ao tomate.
2- Deixa-se escorrer o tomate, partido em pequenos cubos sobre um papel absorvente de cozinha ou sobre uma rede, para que elimine o máximo de água, durante cerca de uma hora.
3- No copo da Bimby coloca-se o tomate escorrido, e programa-se 12 min /100 º /vel colher inversa. Coloca-se o cesto em cima da tampa para evitar salpicos.
4- Passado este tempo,( para quem gostar tritura-se tritura-se 5 a 8 seg/vel 7), e adiciona-se o açúcar, o pau de canela, a estrela de anis e o cardamomo programa-se 15 min/varoma/vel colher inversa. (Coloca-se sempre o cesto em cima da tampa em vez do copo medida, para que evite salpicos.)
5- Para verificar se se obteve o ponto de estrada desejado, deita-se um pouco num prato e passa-se com uma colher no meio. Deverá formar-se uma "estrada" como mostro na foto mais acima.
Para "pelar" o tomate, fazemos dois cortes superficiais em forma de X na pele, de seguida metê-mo-los dentro de uma taça com água a ferver durante alguns minutos, assim a pele sairá rapidamente, como mostro na foto acima.

6 comentários: Leave Your Comments

  1. É dos meus doces preferidos mas nunca me deu para fazer.
    Esse com a canela e cardamomo deve ter ficado delicioso
    Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá São, muito bem vinda!:))
      Esta compota é bestial, e com o toque do cardamomo, da canela e do anis, é realmente uma explosão de sabores incrível!
      Obrigada pela visita, desejo-lhe uma óptima semana.
      Beijinhos!:)

      Eliminar
  2. Gosto muito, e podemos sempre alterar um pouco o sabor final graças às especiarias doces :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!:)
      Tem toda a razão Raquel , graças ás especiarias podemos alterar em muito o sabor original da receite em questão.
      Assim fica realmente uma delícia!!
      Obrigada pela visita, beijinhos!:)

      Eliminar
  3. Gosto tanto!
    É o meu doce preferido! ;)
    Beijinhos e Bons Cozinhados

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sarinha!:)
      Também é um dos meus preferidos.
      Obrigada pela visita, desejo de um óptimo fim de semana.
      Beijinhos! :)

      Eliminar

Imprimir