Cozinha 100 Maneiras

Moelas estufadas

0
Ontem foi dia de moelas cá por casa. Já não me lembrava de fazer este petisco de que tanto gostamos, é uma receita simples, económica e muito versátil.
Tanto podem ser servidas como petisco entre um lanche de amigos com um bom pão rústico ou como uma refeição.Foi assim o nosso jantar,espero que gostem. 


Ingredientes
- 1 Kg de moelas limpas e cortadas em pedaços pequenos
- 2 cebolas médias
- 3 dentes de alho
- 3 a 4 c. de sopa de polpa de tomate
- 1 folha de louro
- 4 c. de sopa de azeite
- 50 g de vinho branco
- 150 g de água
- sal e piripiri q.b

Preparação Tradicional
1- No fim de limpar e cortar e lavar as moelas, levar ao lume um tacho com o azeite, as cebolas e os alhos bem picados a refogar um pouco.
2- Adicionar o tomate, as moelas a folha de louro, a agua, o vinho e o sal, e deixar estufar em lume brando até as moelas estarem tenras, (entre 40 a 50 minutos) mas é necessário ter cuidado e ir verificando sempre o molho, para que não pegue ao tacho.
3- Rectificar temperos, e está pronto a servir.
Este prato pode ser servido como prato principal acompanhado com arroz branco, esparguete cozido ou batata cozida ou como petisco, com um bom pão caseiro.


Preparação bimby
1- No copo da Bimby, colocar as cebolas e os alhos, programar 8 seg/vel 5.
2- Juntar o azeite e o tomate e programar 7 min/temp 100/vel 1.
3- Adicionar as moelas, a folha de louro, a água, o vinho o sal e o piripiri, programar 30 min/temp 100/vel colher inversa.
4- Findo este tempo, aconselho a verificar o molho e os temperos, e programar mais 20 min/temp varoma/vel col. inversa.
Se no final do tempo as moelas ainda não tiverem tenras programa-se mais uns minutos.
É necessário ter sempre em atenção o molho, adicionar um pouco de água se tiver a ficar muito reduzido, pois pode pegar no fundo do copo.
Este prato pode ser servido como prato principal acompanhado com arroz branco, esparguete cozido ou batata cozida ou como petisco, com um bom pão caseiro.

0 comentários:

Enviar um comentário

Imprimir