Cozinha 100 Maneiras

Tarte de maçã caramelizada

2
Ultimamente não tenho tido tempo para nada, esta nova etapa da minha vida está a consumir-me mais tempo e dedicação do que alguma vez imaginei. Aprender uma nova língua está a ser extremamente desgastante. Não só por ser difícil, mas por tudo ser dito e explicado nessa nova língua, ou seja, se não sabemos falar também não conseguimos entender a explicação!! Logo isto está a deixar-me com os nervos em frangalhos!!
E a juntar a tudo isso a gramática é uma coisa do "Arco da velha"que nem ao diabo lembra...e pior que isso, tudo é dado à velocidade da luz, quando se está a começar de compreender uma matéria vem logo outra em catadupa...isto é de doidos.
Enfim, hei de conseguir. O que me deixa triste é que não me resta muito tempo para o que mais gosto de fazer, que é cozinhar, inventar e reinventar na cozinha...mas pronto, melhores tempos virão!!
Este fim de semana, resolvi fazer muito rapidamente esta sobremesa, pois apesar de tanta agitação, há  sempre tempo para fazer um miminho ao meu mais que tudo. :)   


Ingredientes
- 6 maçãs médias
- sumo de 1/2 limão
- 90 g de manteiga
- 200 g açúcar
- 1 placa de massa folhada fresca


Preparação Tradicional
1- Descascar as maçãs. Partir em quatro pedaços e retirar os caroços.Voltar a partir em mais quatro pedaços. Envolver os pedaços com o sumo de limão.
2- Numa frigideira colocar o açúcar e a manteiga e deixar derreter. Quando começar a escurecer, juntar os pedaços de maçã e envolver lentamente. Deixar cozinhar em lume brando até as maçãs estarem macias. Retirar e deixar amornar um pouco.
3- Pré aquecer o forno a 180 º.
4- Numa forma anti-aderente colocar os pedaços de maçã de maneira a que fiquem uniformes e sem folgas. Regar com a calda que restou das maçãs (como somos apenas dois utilizei formas individuais).
5- Sobre os pedaços de maçã, colocar a placa de massa folhada fresca. Aproximá-la bem das maçãs.
6- Levar ao forno a 180 º, por cerca de 25 / 30 minutos, até que fique dourada e bem folhada.
7- Retirar do forno e deixar amornar um pouco. Virar a tarte para um prato de servir de forma a ficar com a massa folhada virada para baixo.


Resolvi acompanhar esta sobremesa com gelado de doce de leite e ficou deliciosa.

2 comentários: Leave Your Comments

  1. e que miminho tão saboroso tem muito bom aspeto mesmo.


    www.ocantinhodosgulosos.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Adoro tartes de maça e esta ficou divina e muito bem acompanhada
    Boa semana
    bjs

    ResponderEliminar

Imprimir