Cozinha 100 Maneiras

Máquina de fazer pão

Lembro-me que quando comprei esta máquina ainda morava com os meus pais, e pão foi coisa que nunca faltou lá em casa, ora feito pela avó ora pela mãe, sendo esta a razão pela qual esta máquina tenha ficado quase que inutilizada.
Apenas, anos mais tarde, já quando preparava as coisas para a grande mudança para a Alemanha é que "tropecei" na máquina e tive a feliz ideia de a trazer comigo, contra a opinião do marido, pois segundo ele seria mais um "mono" no armário.


Quando chegámos fiquei deslumbrada com a variedade de pães que encontrava um pouco por todo o lado (nas estações dos comboios, nas padarias, centros comerciais, supermercados, etc) mas rapidamente mudei de opinião, pois apesar do fantástico aspecto descobri que são demasiado cozidos e secos, comparativamente com o que estava  habituada.
Foi então que depois de alguma pesquisa relativamente ao tipo de farinhas e fermentos que se usam aqui, resolvi deitar mãos à obra e fazer o meu próprio pão.
Tem sido uma experiência muito agradável e enriquecedora. Actualmente fazer pão faz parte do meu dia a dia e a máquina  é o meu braço direito, pois é ela que amassa e leveda o pão, um trabalho que para mim é difícil.
Gosto de amassar e levedar na máquina de fazer pão, mas prefiro cozê-lo no forno,pois posso dar-lhe além do meu toque pessoal o formato que quero e controlar melhor a sua cozedura, mas isto é apenas a minha opinião pessoal.  O pão começado e acabado na máquina também fica muito bom.
Hoje em dia ganhou um lugar de destaque na minha cozinha e no meu quotidiano e já não me consigo ver sem ela.

0 comentários:

Enviar um comentário

Imprimir