Cozinha 100 Maneiras

Tarteletes queimadas

2
Hoje, é um dia particularmente difícil! É o meu aniversário e estou longe de tudo e todos, que gosto.
É um dia que traz à memória tudo o que é sentimento e todo o tipo de recordações relacionadas com o mesmo...está a ser difícil.
O ano passado, por mais incrível que pareça também estava "sozinha", o meu marido estava em mais uma viagem de negócios e eu tinha saído às oito da manha do trabalho, completamente estoirada ao fim de uma "noitada daquelas". Enquanto aguardava a chegada das minhas colegas, para a minha substituição, a minha grande (colega e) amiga A. , veio mais cedo para me substituir e me desejar os parabéns, mas também para me dizer que precisava de um enorme favor da minha parte, que precisava que a fosse buscar no fim do turno, por volta das 16 h , que era realmente chato mas não tinha mais a quem recorrer, eu acreditei e lá fui, meia grogue. Mal eu sabia que ela tinha combinado com outra grande amiga, a G. , irmos comemorar o meu aniversário. Quando cheguei para ir buscar uma, estavam lá as duas à minha espera, e foi maravilhoso.
 No meio da agitação do trabalho com turnos desencontrados, sem tempo ou disposição para festas, aquela tarde foi perfeita, fomos passear pelo Parque verde de Coimbra, pelas docas e fomos parar a um cafezito onde bebemos umas colas uns panachés e uns pastéis de feijão maravilhosos, não pelo sabor, mas pela companhia, foram sem dúvida os melhores de sempre.
 Enquanto fui ao balcão com a G. fazer o pedido das bebidas, a "doida" da A. espetou umas velas de aniversário nos pasteis de feijão e quando chegámos à mesa, começaram a cantar os parabéns, em pleno café com clientes e eu vermelha que nem um tomate.
Foram momentos que jamais esquecerei na melhor companhia do mundo, a companhia de quem realmente gosta e se preocupa connosco. Por vezes família é aquela que vamos adquirindo ao longo da vida.


Ingredientes
-150 g de farinha, mais um pouco para polvilhar
- 25 g de açúcar
- 125 g de margarina aos cubinhos
- 1 colher de sopa de água
 Recheio
- 4 gemas de ovo
- 50 g de açúcar
- 400 ml de natas
- 1 colher de chá de essência e baunilha
- açúcar demerara ou amarelo para polvilhar



Preparação Tradicional
1- Numa tigela mistura-se a farinha com o açúcar e a manteiga aos cubinhos, trabalha-se com a ponta dos dedos até se obter uma consistência tipo pão ralado, acrescenta-se a água e continua-se a trabalhar a massa com a ponta dos dedos até se obter uma massa macia.
2-  Envolve-se em película aderente e leva-se ao frigorífico cerca de 30 minutos.
3-  Findo este tempo, retira-se do frio, dividem-se em 6 pedaços iguais e tendem-se numa superfície polvilhada com farinha, com a ajuda de um rolo.
4- Forram-se as tarteletes com esta massa, picando-a em seguida com um garfo elevando-a mais uma vez ao frigorífico por cerca de 20 minutos.
5- Cobre-se o fundo de cada tartelete, primeiro com papel de alumínio e depois com feijão ou qualquer outro grão seco( para evitar que a massa ao cozer enfole). Leva-se ao forno pré-aquecido a 190 º, durante cerca de 15 minutos.Terminado o tempo, retira-se a folha de alumínio e os feijões e volta a cozer mais 10 minutos, até que fiquem estaladiças. Deixa-se arrefecer.
6- Entretanto preparamos o recheio, batendo as gemas com o açúcar até se obter uma mistura esbranquiçada.
7- Leva-se ao lume as natas, com a essência de baunilha , quase até ferver, retiram-se do lume e deitam-se em fio sobre o preparado das gemas, mexendo sempre para não talharem.
8- Leva-se este preparado ao lume, mexendo sempre até engrossar. Deixa-se arrefecer ligeiramente e deita-se sobre as tarteletes. Deixa-se arrefecer completamente e leva-se ao frigorífico de um dia para o outro.
9- Polvilham-se com açúcar e das duas uma, ou se põe debaixo do grill do forno a tostar, ou se queima com um maçarico. Leva-se novamente ao frigorífico por cerca de 2h antes de servir.


Preparação bimby
1- Coloca-se todos os ingredientes no copo da Bimby, e programa-se 15 seg / vel 5.
2- Retira-se do copo e envolve-se em película aderente e leva-se ao frigorífico cerca de 30 minutos.
3- Findo este tempo, retira-se do frio, dividem-se em 6 pedaços iguais e tendem-se numa superfície polvilhada com farinha., com a ajuda de um rolo.
4- Forram-se as tarteletes com esta massa, picando-a em seguida com um garfo elevando-a mais uma vez ao frigorífico por cerca de 20 minutos.
5- Cobre-se o fundo de cada tartelete, primeiro com papel de alumínio e depois com feijão ou qualquer outro grão seco( para evitar que a massa ao cozer enfole). Leva-se ao forno pré-aquecido a 190 º, durante cerca de 15 minutos.Terminado o tempo, retira-se a folha de alumínio e os feijões e volta a cozer mais 10 minutos, até que fiquem estaladiças. Deixa-se arrefecer.
6- Colocar no copo da Bimby, limpo, as natas com a essência de baunilha, programar 6 min/ temp 100 º/ vel 2, enquanto isso, bate-se numa taça as gemas e o açúcar até obter uma mistura esbranquiçada.
7- Deitar as natas em fio sobre o preparado das gemas, mexendo sem parar. Deitar novamente no copo da Bimby e levar a engrossar, 5 min/ temp 90 º/ vel 2 1/2.
8- Retira-se do copo e deixa-se arrefecer ligeiramente. Deita-se sobre as tarteletes. Deixa-se arrefecer completamente e leva-se ao frigorífico de um dia para o outro.
9- Polvilham-se com açúcar e das duas uma, ou se põe debaixo do grill do forno a tostar, ou se queima com um maçarico. Leva-se novamente ao frigorífico por cerca de 2h antes de servir.

2 comentários: Leave Your Comments

  1. É um dia especial mas torna se especial e com pessoas especiais ao nosso lado não é?

    Como te entendo:)

    Esta tartelete ficou com um aspeto de comer e chorar por mais deliciosa mesmo envia me uma:)

    Beijinho grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Vanessa!:)
      Sim é mesmo verdade o que dizes! O que torna os momentos especiais são mesmo as pessoas que nos acompanham!!..Que saudades...
      E acredita, se pudesse era com muito gosto que te enviava uma!:)) Beijinhos e boa semana, princesa!:)

      Eliminar

Imprimir