Cozinha 100 Maneiras

Sopa à camponês

8

Com este frio que se faz sentir, e este tempo tão triste, quer queiramos quer não, as saudades batem mais forte. A memória atraiçoa-nos e leva-nos ao encontro de momentos já vividos, que nos deixam nostálgicos e cheios de  saudades.
Não tive uma infância muito feliz, mas tenho saudades dos tempos de escola, quando ia para casa da minha avó e estava muito frio, ela tinha sempre a lareira acesa, aconchegada com umas panelas enormes cheias de água, e outras à frente mais pequenas onde borbulhava um café delicioso, que perfumava a casa com o seu aroma e uma sopa daquelas que aquece o coração e a alma.
 Lembro-me que também havia chouriças a cozer, e na velha amassadeira de madeira fermentava a broa enquanto se aquecia o forno.
Aquele café que para assentar mais depressa a minha avó lhe punha uma brasa incandescente, enquanto isso numa tigela muito antiga, migava-me broa ainda por vezes quente, deitava-lhe açúcar amarelo que estava guardado numa latinha tão linda, mas tão linda que nunca me irei esquecer dela. Só tinha duas cores. Era toda branca com passarinhos em cima de ramagens pretas. Adorava essa lata.
 A casa da avó cheirava a café, a canela e a sopa. Era lá que eu, os manos e os primos íamos brincar depois das aulas, ora no enorme quintal ora dentro de casa, era bestial.
O tempo passa, sem nos apercebermos do quanto éramos tão felizes com tão pouca coisa, mas a verdade é que realmente éramos felizes...tão felizes que procuramos hoje recriar o conforto e o aconchego outrora vivido.



Ingredientes
- 300 g de couve lombarda
- 2 cebola
- 1 dente de alho
- 1 alho francês
- 30 a 40 g de azeite
- 2 cenouras médias + 1 cenoura pequena
- 1 nabo
- 400 g  de feijão cozido
- 200 g  de couve flor
- sal q.b.
- chouriça cozida e broa (opcional)

Preparação Tradicional
1- Numa panela colocar os alhos e a cebola grosseiramente picados. O  alho francês,  duas cenouras, meio nabo e a couve flor em pedaços pequenos, metade do feijão, azeite e sal. Levar ao lume até começar a fervilhar, altura que se cobre com água e deixa-se cozer.
2- Entretanto, corta-se a couve em juliana, a cenoura e o restante nabo em cubinhos pequenos e reserva-se.
3- Quando estiver cozido, tritura-se com a varinha mágica. Acrescenta-se a couve em juliana, a cenoura e o nabo em cubinhos pequeninos, rectificam-se os temperos e deixa-se uma vez mais cozer.
4- Por fim acrescenta-se o restante feijão, deixa-se levantar fervura, e está pronta a servir, com uma boa fatia de broa e pedaços de chouriça.





Preparação Bimby
1- Cortar a couve em juliana, metade do nabo e uma cenoura em cubinhos, colocá-los na varoma  e reservar.
2- No copo, colocar a cebola, o alho, o azeite e programar 5 seg/ vel 7  e depois, voltar a programar 5 min/temp varoma/vel 1.
3- Juntar a cenoura, o alho francês e a couve flor em pedaços e metade do feijão cozido, tapar com a água e temperar de sal.Coloca-se a varoma sobre a tampa do copo da Bimby e  programa-se 25 min/temp varoma/ vel 1.
4- Retira-se a varoma e reserva-se. Coloca-se o copo de medida e tritura-se durante 1 min em velocidade progressiva até à vel 7.
5- Adiciona-se o restante feijão, a couve, a cenoura e o nabo e rectificam-se os temperos.Está pronta a servir, com uma boa fatia de broa de milho e pedaços de chouriça.

8 comentários: Leave Your Comments

  1. Que sopinha boa e com aspecto caseiro e reconfortante!
    Obrigada pela visita ao meu cantinho :)
    Beijos e bom dia...

    ResponderEliminar
  2. Que bela sopinha nos trazes hoje :)
    Nutritiva e aconchegante como se quer, em tempo frio.
    Por aqui o tempo ainda tem estado quente mas mesmo assim já apetece uma sopinha como essa, principalmente ao jantar :D
    Bjokas

    ResponderEliminar
  3. Que sopa apetitosa e suculenta!!!! Gostei muito da sua receita, bem diferente essa sopa!!! Hummmm estou levando a sua receita!!! Bjks

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, desde já obrigada pela visita ao meu humilde cantinho!:)
      Esta é sem dúvida uma sopa muito aconchegante, acompanhada por uma boa fatia de broa de milho, uma verdadeira delícia,
      experimente!!
      Beijinhos e bom fim de semana!:)

      Eliminar
  4. É mesmo a sopa que me apetece para o jantar de hoje!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Raquel!:)
      Agora com este frio, que mais parece pleno inverno,( pelo menos aqui) é muito aconchegante uma sopinha assim...
      Obrigada pela visita, beijinhos!:)

      Eliminar

Imprimir