Cozinha 100 Maneiras

Compota de laranja com canela e anis estrelado

2
Aqui em casa, o lema é, nada se perde, tudo se transforma. Desta vez foram umas laranjas que estavam a ficar esquecidas na fruteira e que na companhia de um pau de canela e um anis estrelado viraram uma deliciosa compota.
Ingredientes
-500 g de laranja
-1 limão pequeno( limpo de casca e peles brancas)
-400 g de açúcar
- 1 pau de canela e 1 anis estrelado

Preparação Tradicional
1- Descascar as laranjas e o limão. Reservar o vidrado da casca de uma laranja, cortado em juliana fina( palitos muito pequeninos).
2- Cortar as laranjas e o limão em cubinhos pequeninos.
3-Numa panela adicionar todos os ingredientes (as laranjas, o limão, o vidrado da laranja, o açúcar, o anis e o pau de canela).
4- Leva-se a lume brando, até que fique em  ponto de estrada (ponto de estrada é quando depois de algum tempo a ferver, se passa com a colher de pau no fundo do tacho e fica como que uma estrada, ao abrir caminho demora um pouco para a compota se juntar novamente, mais adiante publicarei um artigo sobre os vários pontos.)
5- Quando estiver pronto deita-se em frascos de vidro esterilizados. Fecham-se e viram-se com a tampa para baixo para ajudar a criar vácuo e assim se conservarem.

Preparação bimby
1- Descascar as laranjas e o limão . Reservar a casca de uma laranja, mas só o vidrado.
2- Colocar no copo as laranjas, o limão, o vidrado da casca da laranja, o açúcar, programar 15seg/vel6
3-Adicionar o pau de canela e o anis estrelado e programar 20min/varoma/vel 1, se ainda estiver muito líquido programar mais uns minutos na vel 1/varoma.
4- Quando estiver pronto deita-se em frascos de vidro esterilizados.Fecham-se e viram-se com a tampa para baixo para ajudar a criar vácuo e assim se conservarem.
Reutilização de frascos
Podemos reutilizar frascos de vidro, por exemplo das conservas, para novas utilidades como compotas. Para isso temos de os esterilizar, o que é bastante fácil e que nos permite poupar ,e contribuir com menos poluição para o meio ambiente e dar uma nova vida ao que por norma iria para o lixo.
      Para esterilizar os frascos de vidro (depois de lavados e sem os rótulos)  existem vários métodos, como o de os meter na máquina de lavar loiça, deixar secar e usar de seguida. Também se podem pôr no microondas durante um ou dois minutos, retirando-os depois com muito cuidado e utilizar de seguida, ou ainda metê-los numa panela de água juntamente com as tampas e fervê-los durante uns minutos, deixar secar bem e utilizar de seguida.
Podemos aproveitar a época das frutas em abundância e fazer compotas, reutilizar os frascos e como estamos em tempo de crise, porque não oferecer no Natal em vez de comprar?!
Esta deliciosa compota foi feita já com esse propósito, só me restou um bocadinho (aquele da foto) que já foi! :))


2 comentários: Leave Your Comments

  1. eu adorei a receita, vou tentar qualquer dia.Adoro o amarguinho da laranja.Bjus no seu coração.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!:)
      Realmente é uma delícia! Experimente!!:))
      Beijinhos e obrigada pela visita.!:))

      Eliminar

Imprimir