Cozinha 100 Maneiras

Broa de milho

0
O Verão está a chegar ao fim!! Sinceramente este ano nem dei por ele passar, parece que estou no Outono, Inverno desde que cá cheguei, no início do ano, sinto tanta falta do calor, do sol...adoro sol!!
Nos campos a agitação já deve ser muita, com tudo o que há para fazer. É agora que se iniciam as gradagens para se preparar os terrenos para as sementeiras outono-invernais. Semeiam-se as favas e as ervilhas e terminam-se as colheitas da batata, do feijão e do milho. 
Que saudades eu tenho, da colheita do milho!! Ao fim de jantar lá íamos fazer serão noite dentro.
Também é altura de recolher as últimas palhas... e como nos divertíamos nessa altura. Lá íamos nós para os campos juntar a palha e fazer "bonecas", para depois se armazenar para o inverno. Era aí que a minha avó nos levava a merenda, cheia de coisas boas, presunto, figos secos, bacalhau frito, fritas de massa, e broa, a sua maravilhosa broa de milho, por vezes ainda quente, húmida e tão saborosa, que saudades.
Deve ser deste tempo que me deixa melancólica e com saudades de tempos que já lá vão. Hoje acordei assim, com saudades da broa da minha avó.
Fui para a cozinha, tentar esta receita, que resultou na perfeição, e enquanto a broa estava no forno ainda fui cozer chouriça caseira que os meus pais me deram para matar saudades.
Era tão bom se eu pudesse voltar no tempo...



Ingredientes para a massa de levedura 
- 100 g de água
- 5 g de fermento biológico seco(ou 25 g de fermento fresco)
- 50 g de farinha de trigo
- 1 c. de chá de açúcar

Ingredientes para a broa
- 300 g de água
- 250 g de farinha de milho
- 30 g de azeite
- 1 c. de chá de sal
- 100 g de farinha de trigo





Preparação da massa de levedura(Bimby)
1- Colocar todos os ingredientes no copo e programar 10 seg/vel 3.
2- Retirar e reservar até que dobre o volume.

Preparação da broa
1- No copo já limpo, colocar a água e programar 3 min/temp 100/vel 1.
2- Adicionar a farinha e programar 1 min/ vel 3. Retirar o copo da base e deixar arrefecer um pouco.
3- Quando a massa estiver morna, juntar a massa de levedura anterior, o azeite, o sal e a farinha de trigo, programar 4min/ vel espiga.
4- Findo o tempo, retirar a massa polvilhar com farinha de trigo. Levar a levedar em lugar aquecido, por cerca de 1h 20 minutos, até que dobre de volume.
5- Levar a forno pré- aquecido a 200º cerca de 60 minutos.

(Receita inspirada no livro de receitas essenciais da Bimby)

Preparação da chouriça
Num tacho colocar a mesma quantidade de água e de vinho tinto, de modo as chouriças ficarem submersas, uma folha de louro, dois dentes de alho semi-esmagados e um pitada de sal (dependendo das chouriças), e levar ao lume. Demoram mais ou menos 30 minutos até estarem cozidas.

Espero que gostem!:)

0 comentários:

Enviar um comentário

Imprimir