Cozinha 100 Maneiras

Beringela recheada com atum e cogumelos

2
Numa ida ao supermercado, ao passar pela zona dos frescos, encontrei estas beringelas super brilhantes, viçosas, lindas verdadeiramente lindas, não pensei duas vezes em as trazer comigo.
Não sabia muito bem que destino lhes iria dar,pois não sou grande amante deste fruto/legume, então teria de ser uma escolha acertada, como foi o caso.
Resultou num jantar diferente mas muito agradável.
A beringela é muito rica em vitaminas e minerais, contém uma significativa percentagem de fibras, além de ser um alimento baixo em calorias, auxilia no controle de peso. É um alimento que deverá estar presente na nossa mesa com regularidade.
Desta vez foi servido recheado com atum e cogumelos.
Ingredientes
- 2 beringelas
- 1/2 alho francês
- 1 cebola
- 3 c. (de sopa) de azeite
- 2 latas de atum
- 200 ml de natas
- 1 lata pequena de cogumelos laminados
- queijo ralado q.b.
- sal  e pimenta q.b.

Preparação Tradicional
1- Lavar e cortar as beringelas ao meio, no sentido longitudinal. Com uma faca e tendo cuidado para não perfurar a pele da beringela, fazer uns cortes na diagonal e voltar a repetir no oposto. Polvilhar com um pouco de sal e deixar escorrer voltadas para baixo, sobre um papel absorvente, durante cerca de 30 minutos.
2- Terminado o tempo, lavá-las e secá-las muito bem.
3- Com a ajuda de uma colher soltar os pedaços da beringela, escavando o seu interior de forma uniforme, deixando uma margem de mais ou menos um centímetro em toda a volta, e reservar.
4- Num tachinho de agua a ferver, escaldam-se as beringelas, já sem o seu interior, durante dois a três minutos, este processo, evita que fiquem muito mais tempo no forno.
5- Entretanto numa frigideira coloca-se o azeite, a cebola e o recheio da beringela picados e o alho francês cortado em meias luas finas, até alourar.
6- Adicionar a este preparado o atum já escorrido, os cogumelos e deixar cozinhar uns minutos.
7- Juntar as natas lentamente ao preparado e mexer bem bem para as incorporar, deixar levantar fervura.Temperar de sal e pimenta.
8- Com este preparado, recheiam-se as beringelas. Polvilham-se com queijo ralado, colocam-se num tabuleiro untado com azeite  e levam-se a gratinar ao forno até estarem douradas.
9- Servir de imediato.
Bom apetite!:)

2 comentários: Leave Your Comments

  1. Deve ficar uma delicia!!! Costumo fazer é com courgette.
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana! :)
      Com courgette nunca experimentei, tenho de fazer!!
      Com beringela, é muito bom, surpreendeu-me muito, pois não era grande fã!
      Obrigada pela visita, beijinhos!:)

      Eliminar

Imprimir